A Naturologia é o conhecimento da área da saúde que estuda as aplicações das terapias naturais complementares. Dos métodos antigos e tradicionais aos tratamentos modernos de cuidado que utilizam elementos da natureza para promover saúde e bem-estar.
A Naturologia é um conhecimento da área da saúde embasado no diálogo entre as ciências humanas, sociais, biológicas e na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos que parte de uma visão multidimensional do ser humano (considerando aspectos físicos, emocionais, mentais, ambientais, culturais, sociais e espirituais) e dos processos de saúde-doença.
Utiliza-se de uma abordagem de educação em saúde que desenvolve o entendimento da corresponsabilidade do indivíduo frente à sua saúde, qualidade de vida e bem-estar, empregando as terapias naturais, integrativas e complementares com este mesmo intuito.
O Naturólogo trabalha com uma perspectiva do cuidado humanizado, pautado na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e preconiza a autonomia do sujeito.
Definição: Sociedade Brasileira de Naturologia
A gestação é um período de profundas transformações em diversos níveis. Algumas destas mudanças provocam desconfortos e podem interferir na qualidade de vida da gestante. Enquanto a maioria dos tratamentos alopáticos medicamentosos são contraindicados, as terapias naturais podem ser empregadas com o intuito de ampliar o bem-estar da mulher, contribuindo para seu equilíbrio e saúde, além de tratar, com simplicidade e eficácia, desconfortos comuns que possam surgir.
O uso das terapias naturais é benéfica em todo o período perinatal: na gestação (a partir da 12a semana) e preparação para o nascimento; durante o trabalho de parto para o manejo natural da dor, na recuperação pós-parto e adaptação familiar a esta nova fase da vida e, ainda, nos cuidados iniciais do bebê. O parceiro também beneficia-se em ser incluído na rotina de cuidados terapêuticos! Entretanto, as terapias naturais complementares devem ser utilizadas com muito critério e cautela: enquanto algumas práticas precisam ser adaptadas às gestantes, outras são totalmente contra-indicadas. Desta forma, é indispensável que sejam realizadas por um profissional qualificado e experiente.
Prática milenar que baseia-se no toque e na manipulação dos tecidos.
Uso da luz e das cores do espectro solar com propósito terapêutico.
Conjunto das técnicas que empregam a água com fins terapêuticos.
Extratos líquidos sutis, obtidos a partir de plantas silvestres, que auxiliam o equilíbrio emocional.
Uso das plantas medicinais com fins terapêuticos.
Conjunto de aplicações terapêuticas que utilizam óleos essenciais puros (OE) de plantas aromáticas.