Acreditamos que cuidar e educar são tarefas indissociáveis e que o acesso à informação de qualidade confere autonomia na escolha da assistência e dos profissionais envolvidos na atenção perinatal compatíveis com o estilo de vida e filosofia de cada família. Por isso, oferecemos atividades educacionais teóricas e práticas para contribuir com a tomada de decisões informadas e conscientes.
Mais do que assimilar informações sobre as etapas da gestação, a preparação para o parto é um caminho para o autoconhecimento. Este olhar consciente e ativo da parentalidade é capaz de restaurar a autonomia das famílias sobre suas histórias de nascimento.
A preparação para o parto vai muito além da assimilação sistemática de informações sobre os estágios da gestação. É uma oportunidade para o autoconhecimento e o autodesenvolvimento. E a construção deste caminho é propriedade de cada um, na medida em que envolve sua história de vida individual, familiar, cultural e social.
“Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém”, escreveu Paulo Freire. “Por outro lado, ninguém amadurece de repente, aos vinte e cinco anos. A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser”. Neste conhecer-se, está a humanização do parto, que restitui à mulher o pleno controle do seu destino, vinculado à sua sabedoria e capacidade primordial de gestar, parir e maternar.
Outra noção importante é o conhecimento da medicina baseada em evidências, e sobre como é possível parir segundo este modelo. Por meio do compartilhamento de informações e experiências relevantes, incentivamos o pensamento reflexivo e crítico em relação à parentalidade, apoiando as famílias que desejam ser protagonistas de suas histórias.
Cursos para doulas, gestantes, casais e famílias.
Workshops para doulas, gestantes, casais e famílias.
Workshops para doulas, gestantes, casais e famílias.