doula
Também conhecida como acompanhante de parto, a Doula, termo grego relativo àquela que serve, é uma figura feminina, maternal e zelosa que desempenha papel não-clinico de cuidados no parto, integrando conforto, encorajamento e respeito aos recursos tecnológicos e científicos da obstetrícia moderna.
No contexto contemporâneo, Doula é uma profissional capacitada para oferecer apoio físico e emocional à mulher e sua família antes, durante e após o parto, incentivando seu protagonismo e autonomia. Contribui para disseminar conhecimentos milenares, exercendo importante função na retomada do parto fisiológico, livre de intervenções médicas, quando não necessárias.
O objetivo da doula é que a mulher e seu parceiro(a) sintam-se seguros e confiantes durante todo o processo que envolve gestar e parir. Realiza sessões de preparação para o parto, acompanha todo o trabalho de parto e oferece métodos de conforto e alívio da dor como respiração, movimentos e posturas, massagens, banhos, entre outras práticas simples e eficazes. Após o parto, incentiva o contato imediato e contínuo entre mãe e bebê nas primeiras horas de vida, favorecendo a amamentação e o vínculo familiar.
A Doula reconhece a íntima natureza do parto, assim como o poderoso papel que este momento representa para a família e para a sociedade, por isso, encoraja o protagonismo da mulher, a autonomia do casal e a participação ativa do pai, favorecendo uma experiência positiva e transformadora para a família e impactando positivamente a nossa sociedade.
A Doula não realiza nenhum procedimento clínico, não interfere nas decisões médicas, não fala em nome da parturiente ou toma qualquer tipo de decisão.
O trabalho da doula envolve
Antes
Consultoria sobre sistema obstétrico; Preparação para o parto; Apoio emocional; Informação baseada em evidências científicas
Durante
Disponibilidade 24×7; Apoio físico e emocional; Recursos de alívio da dor; Presença; Facilitação da comunicação com equipe; Apoio logístico.